segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Psicologia Espelhar

Eu disse “ai tiiio!”, e ele me fitou como se a pecadora fosse eu. Mas meu ato impulsivo de juntar o papelzinho devidamente compactado (para que a sujeira parecesse menor) não foi só pensando nos meus netos. Na verdade, creio que sequer pensei. Só fiz. Porque, combinemos, não há que pensar diante de um papel voador cujo destino não é a lata verde. Há que agir!

Passada minha vontade de dizer barbaridades ao grosso vovô careca, então, sim, eu pensei. Pensei na desfaçatez humana sob aquela figura a quem palavra “respeito” – sem falar em “lixeira” – parece inexistir. Reconhecem-se as pessoas pela origem de seu lixo. Traduz-se “lixo no chão = desrespeito”. Sem falsa demagogia, carrego o meu até visar a lata. E garanto, não é difícil.


O tio me olhou de revesgueio até virar a esquina como se nada entendesse. Creio que não entendia (acreditem! algumas pessoas têm tremenda dificuldade de captar o óbvio). Talvez tenha esperado em vão que eu me rebaixasse ao nível do seu ato e gritasse um palavrão horroroso. Mas meu bom exemplo se estendeu até aí.

Até senti um breve orgulho de minha pessoa. Mas meu lado anjinho da consciência sussurrou que nada mais fiz que minha obrigação de gente consciente.

É simples. Funciona assim: respeite. Não dói.


6 comentários:

Thales Barreto disse...

Eu sempre penso que se as pessoas fizessem o básico estariamos vivendo num mundo melhor. Pesso o básico pois acredito ser fácil. Bela atitude. Tambem carrego meu lixo até despejalo em um recipiente apropriado. Exemplos. Parabéns garota. Bjos. ;)

Samir Oliveira disse...

O palavrão deve ter sido difícil de segurar, eheheh. E tu tens total razão, algumas pessoas nao captam o óbvio!

Liza Mello disse...

ei samir! roubou o meu comentário! eu ia dizer que adorei a frase "acreditem! algumas pessoas têm tremenda dificuldade de captar o óbvio"!
bem criativo o jeito que tu começou o texto tb!

ah, não tinha comentado antes pq fazia um baita tempo q eu não fazia a tradicional ronda pelos blogs da tchurma...VIU?!

Rô Peixoto disse...

Ahh, eu também carrego o meu lixo na bolsa!
Menos latinhas... latinha não são mais lixo... tu põe no chão, e 5 minutos ela já tá na sacola de um catador qualquer!

Legal pensar no mundo que deixaremos para nossos netos!

Carolina Tavaniello P. de Morais disse...

Não é querer ser negativa, mas, sinceramente, acho que a maioria das pessoas não faz a sua parte. Se fizessem, não veríamos exemplos como o que tu citou. Mesmo sendo fácil e exigindo apenas respeito, que todos deveriam ter, a "coisa" parece não funcionar.

beijos

Thales Barreto disse...

http://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/luizcaversan/ult513u357404.shtml

Lembrei desse post teu quando vi essa mensagem na Folha online. Acho que gostaria de ler.

Bjs e Feliz Ano Novo...