quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

A vida é para especialistas

A vida é como bula de remédio: decifrável somente por especialistas. Tudo bem se alguém me disser que compreende uma bula. Tratarei, pois, do assunto a partir da minha ignorância sobre as bulas e a vida. A vida, e tudo aquilo que ela abrange, é hoje por demais complexa para seres normais (quem dirá para jornalistas, que só sabem de tudo um pouco e muito de nada).

Numa das minhas leituras diárias, uma frase me elucidou o pensamento. Dizia nela que a História é, hoje em dia, qual um bicho de sete cabeças para as pessoas. A História (essa com H maiúsculo, hoje tratada por “estudo”) parece distante da nossa realidade, quando, na verdade, É a nossa realidade. Por ser tratada para fins acadêmicos é somente escrita e difundida no meio. Minha mente, então, iniciou uma percepção daquilo que, para mim, sempre fora tão lógico. Descobri que a vida, que me parecia simples, não é nada menos que uma realidade complexa fantasiada para nosso simplório entendimento.

Assim acontece com tudo. Uma obra de arte, por exemplo, já não pode ser admirada pela sua pura beleza, pois sempre leva consigo, bem escondidinha, uma explicação absurdamente abstrusa (feita por, adivinhem?, um especialista na coisa). Elas já não são compreensíveis por si só. Digo também das pessoas. Uma pessoa já não é bonita e simplesmente bonita. Ela deve ter os olhos assim e a boca assado (sem falar na bunda), conforme especialistas em moda, senão, coitadinha. No tempo da minha vó, ficava-se doente por ficar. Tinha-se resfriado. Hoje, tem-se uma novíssima patologia de nome complicadíssimo, que faz o enfermo achar lindo estar doente. Vai ele, então, procurar no Google o que tem. Esse Google, por sinal, tem sido de auxílio significativo num mundo de especialistas, mas não ajuda cem por cento, já que muita coisa eles guardam pra si.

Tento entender essa vida de especialistas. Já que não posso saber o que sabem, serei especialista em especialistas. Todos devemos ser peritos em alguma coisa, é o que parece. Talvez assim seja para que sejamos diferenciados, para sentirmo-nos melhores em alguma coisa, para destacarmo-nos em colóquios (sem que ninguém nos compreenda, é claro). Resultado é que tudo seja tratado como que distante da vida. Parece-me, até, que a própria vida está distante dela mesma. Mas isso, claro, não me atrevo a desvendar. Eles que se encarreguem...


7 comentários:

Anônimo disse...

"Uma pessoa já não é bonita e simplesmente bonita. Ela deve ter os olhos assim e a boca assado (sem falar na bunda), conforme especialistas em moda, senão não é bonita."

As vezes o problema é confiar de mais nos "especialistas" muitas das meninas que me chamam a atenção não preenche certos quesítos de beleza, mas possuem um jeito próprio, uma maneira de agir que me encanta. Especialistas as vezes são como jornalistas, nada sabem mas muito falam... Parabéns Pelo texto.
Bj..

PS: Um pedido, pode reforçar a cor dos textos? O cinza com o branco ta dificultando a leitura... Preciso consultar um oculista também... hehehehe... Bj bj

Lu Winck e Wilson Rosa disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Carolina Tavaniello P. de Morais disse...

mas por que entender? sempre vai ter algo pra dificultar, pra não nos fazer compreeender...
beijo!

Samir Oliveira disse...

Luana, Luana! Por enquanto, tu és uma especialista em textos! um dia eu ainda descubro como tu consegue esconder num texto tão leve, simples e belo, um significado extremamente pertinente, perspicaz e sutil.. é.. talvez só os especialistas entendam.

ps: não sei porque, mas não consegui me conter com apenas um adjetivo. tiveram que vir em triplo =P

Patrícia disse...

Adorei o texto, do início ao fim fiquei presa a ele!
Parabéns!

Anônimo disse...

sim, lu, compreender a vida é uma tarefa um tanto quanto complicada... mas, sabe... talvez se fosse entendida, não tivesse graça. Também prefiro deixar aos especialistas a descoberta dos sentidos e razões.
Acho muito mais interessante descobrir, a cada dia, um novo fato, uma nova história para contar.
Adorei o texto, realmente fez- me refletir sobre muitas coisas,
abraço.

Anônimo disse...

Oi Luana, você escreve bem! gostei... vou linkar seu blog no http://revistajornalismo.blogspot.com bjs Solange