domingo, 19 de outubro de 2008

Embaixadoras

Tenemos un mundo. Eu diria a elas. Embora elas já saibam, e eu não precisasse dizer. Mas seria bom dizer-lhes que sim, que somos um mundo. E eu diria em espanhol porque, já que o somos, cada uma fala seu idioma. Em muitos sentidos. O que nos une é a tentativa e o interesse. A tentativa de falar. O interesse em ouvir.

Somos mexicanas, canadenses, alemãs. Somos três vezes brasileiras. Falamos francês, alemão, português. A unidade espanhol e o salvador inglês. Falamos o que em qualquer país não seria entendido. O que, após três meses, só aqui se fala.

Somos porque somos. Agora somos todas tudo. E nós, quando tudo aqui cessar, continuaremos multiétnicas. E poliglotas. Sentiremos falta da guacamole como nosso prato típico. Sentirão falta da feijoada. Sentiremos saudade.

Temos mais diferenças que uma língua e uma cultura. Temos mais semelhanças que a busca incansável que nos uniu aqui. Temos, talvez, um sonho insano para um futuro incerto. E, algumas, uma carta na manga para realizá-lo.

Mas eu diria, por enquanto, que o que temos já é o bastante.

Afinal, em qualquer lugar onde estivéssemos, eu diria o mesmo a elas.

7 comentários:

Natalia Pithan disse...

É... não sei se vocês ficaram sabendo de um sequestro trágico que teve em São Paulo. De qualquer forma dá uma pesquisada. Aquilo ficou tanto na minha cabeça que virou texto. Exatamente como senti o fato e tu mesma identificou: trágico e angustiante.

Que bom que aí a realidade não tem o mesmo teor...
Não preciso dizer que tô de olho nos teus textos.. =p Gosto das cores!! =p

Bjocas

Anônimo disse...

Luana para oradora! =)

Anônimo disse...

Luana, Lindo!!!!! sem comentários. A-do-rei!!!! Sou sua fã desde já. Estou esperando ansiosa o texto sobre o sofá e as abelhas, heheheheh

Samir Oliveira disse...

por... eu fiz um put.. comentário e deu erro de página. sério, deve ter sido o maior comentário que eu já fiz para um texto :S

Ah, os três pontinhos são para preservar tua castidade verbal e não te fazer ler palavroões!

:P

Samir Oliveira disse...

por... eu fiz um put.. comentário e deu erro de página. sério, deve ter sido o maior comentário que eu já fiz para um texto :S

Ah, os três pontinhos são para preservar tua castidade verbal e não te fazer ler palavroões!

:P

Luana Duarte Fuentefria disse...

pu... que p..., samir!
agora fiquei curiosa! escreve de novo!!!

pra compensar tu fez mais dois iguaizinhos, é isso?

gustavo_ disse...

oi, luana! eu estava há tempos para te retribuir o comentário, mas queria ler as coisas que tu escreves antes. 'nuance' é uma palavra muito bonita. os retratos que tu pinta de buenos aires são da mesma forma. tu busca esses tons na curva de um arco-íris ou nos artistas de la boca?
e para citar um que eu gostei: "das máquinas que vão e vêm nos imutáveis trilhos do trem..."