sábado, 16 de junho de 2007

Rotular é regredir.

Tudo na vida é inclassificável. Quero dizer, nada pode ser deveras “rotulado”. Cada dia me deparo com mais e mais estereótipos. Com patricinhas, emos, loucos... enfim. Rótulos de todos os tipos. Não acredito neles e não me encaixo em nenhum deles. O homem é um ser extremamente multifacetado, multiétnico, multicores, multitudo! Impossível classificar pessoas tão diferentes, por mais que pareçam iguais. Cabelos lambidos para o lado, roupas, tatuagens não definem personalidades. Pensava o contrário, até o dia em que resolvi usar allstar sem ser punk.

Reflito seguidamente sobre o tema: o que é ser louco? Louco é o rótulo mais conhecido, mais comum, e será sempre rótulo. Os emos sairão de moda, mas os loucos estarão sempre lá. Até onde vai o limite da razão? O que é ser normal? Tudo uma questão de padrões. De ideais de ser humano pré-estipulados por uma sociedade à procura da auto-aceitação.

Acho, no entanto, que essa tal auto-aceitação depende de aceitar o outro como diferente, com direito a ser diferente. Chato seria o mundo se fossemos todos iguais.

Penso num mundo muito mais interessante, mais colorido, com a multiplicidade. O mundo povoado por pessoas sem estilo, ou melhor, sem rótulo. Estilo sim! Estilo próprio, único. Estilo eu mesmo. O único rótulo que considero aceitável.

12 comentários:

Unknown disse...

Então eu me encaixo aqui, não encontrei meu estilo, meu rótulo, minha personalidade. Bom saber que isso não é fixo! Ser eu mesma, mesmo sem saber exatamente "o que" sou, faz-me compreender o que faço ao lado dessa amiga jornalista que me ajuda a entender o que sou e o que posso ser.
Tá Lu... tudo isso é meio metafórico, mas tu entendeu né?! hehe
Nos próximos textos eu continuo meus comentários, se não isso fica com cara de depoimento!
hehehe
BJO LULU!!!!!!!
PATI

Unknown disse...

Oi!
Está ficando cada vez mais difícil comentar seus textos. Estão ficando inteligentes demais pra mim!
Mas quanto au que escreveu, depois de um tempão lendo, pensando e tentado vencer os gritos do meu sobrinho e o desafino da minha mãe no "vídeokê", só consegui pensar numa coisa pra comentar: Os rótulos podem não definir personalidades de pessoas distintas, mas acredito que eles ajudem a ter uma idéia do que "esperar" das pessoas, do que elas gostam de vestir, ouvir etc.
Não sei se discorda 100% do que escrevi, mas acho que é por aí.
Bjos e bom domingo!

Thales Barreto disse...

Eu não tenho rotulo... Ah! engano meu... "Bêbado chato" foi o último que recebi... hahahahaha... Também teve o de "Azedo"... Mas nao sei se são bem rótulos. Pessoas fazem convenções pra se aceitarem e não aceitarem as outras. É uma maneira mais simples do que tentar se entender. Do que tentar se aceitar. Interessante reflexão menina. Bom blog. Já disse que virei fã né? Bjinhos até. ;)

Carolina Tavaniello P. de Morais disse...

Rótulos são imbecis. E o pior é que constantemente me pego rotulando alguém (não por maldade, só pelo simples hábito de rotular) ou sendo rotulada (meu rótulo principal é reclamona..não sei se é um rótulo porque eu sou reclamona mesmo hehe). Mas enfim, cada um anda do jeito que quer! É claro que aberrações são sempre rotuladas, porque tudo que destoa é rotulado! Mas por que será que criaram os rótulos para o que não é o "mais comum"? Ah que confusão!
Não sei se tu entendeu...
Beijos

Unknown disse...

antes de tudo a auto-aceitação, quem não se aceita muito menos aceitará os outros.. creio que quem não rotula esta dentro da rotulação da sociedade..
Adoro teus textos! me fazem pensar hehe

Luana Duarte Fuentefria disse...

Caramba! Obrigada pelos comentários ao texto. Mas ninguém vai comentar a foto? hehe... Ela diz tudo!

Querem tradução?

Samir Oliveira disse...

Concordo muito contigo. Rótulos são totalmente arbitrários.

Muito bom o texto! Digno de uma estudante de letras-jornalismo :)

Samir Oliveira disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

Nossa....que profundo...

Ainda bem que eu não estou rotulada... x)
Sigo minhas próprias e elegantes tendencias!! xP

Muito bom o texto...!
Continua assim...
bjus

Unknown disse...

Bom Lu...Não preciso dizer que pensamos iguais né?!
Mt perfeito teu texto!
Me encaixei completamente com a tua opinião!
Ainda bem que não sou rotulada!!!
Sou louca igual a ti!!hehehe
Parabéns!
Bjinhux!te adoro d+!!!
Dani

Unknown disse...

ben pensado gostei muiiiito :) sobre o modo rotular me passei *-*
. e maiis facil me rotular do que me conhecer rsrsrs. adoreii sei modo de pensar e refletiir sobre o asunto
bjos ; ruthelem

Unknown disse...

ben pensado gostei muiiiito :) sobre o modo rotular me passei *-*
. e maiis facil me rotular do que me conhecer rsrsrs. adoreii sei modo de pensar e refletiir sobre o asunto
bjos ; ruthelem