sexta-feira, 15 de junho de 2007

Ululante

Adoro palavras. Palavras com significados bonitos, feios, interessantes. O único requisito é que pertençam à língua portuguesa. E que sejam palavras. Existem belas palavras. Basta perguntar a qualquer pessoa, intelectual ou não, letrada ou não, que logo uma avalanche de palavras são proferidas. Amor, amizade, afeto e, a mais pronunciada, a única, a brasileiríssima: saudade. Para mim não! Acho todas lindas, sem sombra de dúvida. Mas, se a Marília Gabriela me pedisse para dizer uma palavra, diria sem pestanejar: ULULANTE!

Não posso dizer ao certo o que significa. O Aurélio (Buarque de Hollanda, grande amigo nas horas de sufoco) diz se tratar de um adjetivo para “uivar”. Ulular é, portanto, uivar. Abstenho-me de significados. Só sei que a palavra é bonita, soa bem, sei lá!

Depois que descobri que Nelson Rodrigues também tinha alguma admiração pela palavra dos meus amores, passei a ama-la mais ainda, e ela não mais saiu da minha cabeça. “O Óbvio Ululante” é o nome de um dos livros do mestre Nelson. Se ele gosta, também gosto, principalmente depois de ter lido suas crônicas em “A Menina sem Estrela” (expressão da qual também gosto, mas essa já é uma extensão do assunto).

Chego a pensar, então, numa relação clara (ok! Talvez não tão clara assim) com a relatividade da beleza. Beleza é, sim, relativo, e não há quem me convença do contrário. O que é bonito para mim, pode não parecer aos outros. O mesmo digo do avesso. Amor, amizade, saudade, são belas. Para minha bisavó, por exemplo, palavra bonita era "merda", a qual deveria ser nome de gente, não palavrão. Mas, perto de mim, não ouse comparar nenhuma delas à charmosa ululante.

6 comentários:

Thales Barreto disse...

Estou lendo esse livro do Nélson... E ULULANTE também me chamou a atenção. Também não sei o que segnifica... Mas é "legal"... Acho que isso já basta. =D Parabéns, Bjos.

Thales Barreto disse...

"Luana Duarte Fuentefria
Aspirante a jornalista e a ser humano."

Gostei dessa descrição... Hehehehehe... Muito interessante... Bjinhos...

Carolina Tavaniello P. de Morais disse...

Tu vê...ululante...nunca tinha pensando nisso, mas é uma palavra baita legal!
Não sei qual me chama mais atenção, me parece mais bonita..
Vou pensar e quando descobrir te digo!
Beijos

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

palavras difíceis me interessam, o que dizer das mesóclises?! acho lindas!! mas fazer o que? nem todos adimiram a língua como nós.

Samir Oliveira disse...

Muito bom! "palavra dos meus amores", essa expressão é ótima. Adorei!

beijos