quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Ignoto-pseudo-inimigo

Humanismo e Cultura Religiosa. Mais um nome pomposo para uma cadeira pomposa da pomposa Universidade. Daquelas aulas nas quais entramos prontos para sair. Na qual o relógio parece atrair constantemente os olhos, como a um imã. Coisas obrigatórias são sempre ruins, quanto mais quando se distanciam tanto dos nossos objetivos. Aparentemente.

Descobri que Humanismo e Cultura Religiosa (vamos resumir, ok? Religião!) não chega a ser de todo mal, assim como inúmeras outras chatices a serem estudadas. Ou a serem vividas. Descobri que aquelas coisas aparentemente ruins podem ser boas. E nem sempre se distanciam de nossas verdades.

Segundo meu colega, “é preciso conhecer o inimigo para lutar contra ele” (frase proferida na própria aula de ´Humanismo e blá blá blá`. ). Não, a religião não é minha inimiga, que fique bem claro! Mas também não se caracteriza como grande amiga. Confesso que não sigo religiões e não pretendo seguir, embora respeite católicos, protestantes, judeus e tudo mais que vier. Mas, até minha não-crença (ou seja lá como isso se chama), deve-se basear em doutrinas, mesmo que elas sejam somente minhas.

Doutrinas, teses, contestações provêm de conhecimento. Há alguns meses, detestava berinjela. Mas só até experimentá-la. Se é que minha comparação é compreendida. Criticar a berinjela tem relação direta com criticar religião. O que diferencia, no meu caso, é a simpatia. Procuro conhecer e aceitar ambas como são, o que não significa que goste de ambas. Atualmente, gosto só da berinjela.

(*) Devaneios de um momento ocioso e oco durante o estágio.

9 comentários:

Samir Oliveira disse...

Ahh, tu foi MUITO gentil com a cadeira.. Nem me atreverei a fazer um post sobre ela, tenho medo da inquisição :P

bom, pelo menos tu pôde descansar no estágio!
bjs

Luana Duarte Fuentefria disse...

Bah... acho que serei pega pela inquisição do prefessor... como é mesmo o nome dele?

Thales Barreto disse...

Por favor, alguem informe o nome do professor aos alunos... Eu também não sei. Hahahahaha...
Gostei do post... Tenho um conselho para o nome da cadeira... Poderia ser Humanismo, Humor e cuiltura religiosa. O que acham? na ultima aula ocupei meu tempo escrevendo "poesias"... hahahahaha.... Bjo menina.

Ananda Etges disse...

beringela?
hehehe
bom texto!
eu escapei dessa esse semestre!
bjoo!

Carolina Tavaniello P. de Morais disse...

Também prefiro berinjela. Mas respeito todas as religiões

Rô Peixoto disse...

Pelo jeito essa cadeira é boa mesmo!!!

Tipo sociologia, filosofia e todas essas coisas chatas que não tem nada a ver com o que realmente se faz na faculdade: aprender uma profissão!

Eu detesto essas cadeiras! A única coisa que a Religião me ajudou na faculdade foi o fato de ser Adventista e não ter aulas em sextas de noite!

Beijos!

Unknown disse...

Eu sou a pessoa mais suspeita para fazer qualquer comentário....
Na verdade deve ser porque me sinto um pouco co-autora.
Tenho lido sempre teus textos, desde os primeiros (aqueles que nunca foram publicados) e sempre sinto a mesma emoção.
É tudo tão simples e tão bonito,tudo "muito alem da física quantica"!
É assim que a vida deveria ser!!!


OBS:É muito dificil escrever para uma jornalista!!!!!

Liza Mello disse...

MEU DEUS!! tu acredita que eu também descobri a minha paixão pela beringela só nos últimos tempos?!

já a paixão pela religião... fica pra próxima! vou me preocupar com isso quando a pomposa cadeira aparecer no meu requerimento de matrícula...

Unknown disse...

Cara, a Maria Lúcia falou tudo! É muito difícil escrever pra uma Jornalista!!!!!!

Bjos!!!
Tá tudo sempre mto bom!!!