domingo, 5 de agosto de 2007

Eternos Admiráveis

No cinema, na literatura, na televisão ou na música. Temos ídolos, isso é certo. Assistindo ao mestre Chaplin e seu admirável Führer Hynkel em O Grande Ditador, atribuí ainda mais importância a esses seres (quase) superiores. Estavam ali, configurados num só corpo, dois dos maiores ídolos históricos. Charles e Adolf. Cada qual em seu segmento, ambos num mesmo contexto. Cada um como ídolo em suas mais distintas definições.

Chaplin foi (e é) o grande do cinema. O que fazia pensar. Que fazia rir. O que ria do ídolo Hitler, O Grande de um país. O aspirante a Alexandre. O que não deixava pensar ou rir. Opostos, mas poderosos em igual conta. Aos seus idólatras, restaram heranças a escolher (e a pensar).

Os ídolos exercem poder. Os idólatras, deixam-se apoderar. Sem julgamentos negativos, que assim fique claro. Idolatrar é bom, desde que em doses homeopáticas e conscientes. Idolatrar sem exageros. Não saber o limite entre a razão e a paixão foi o grande erro dos idólatras de Werther, o melancólico personagem de Goethe (sim, idolatra-se também personagens). Ou alguns fãs de filmes de ação. Morrer ou matar, respectivamente, não é idolatria. É falta de personalidade. É burrice.

Já tive centenas deles. Idolatrei cantores, atores, escritores. Idolatro personagens (nesse caso, o mérito é de seus autores). Idolatro Chaplin, Márquez, Buarque, de Assis, Guevara. Mas, mais do que ídolos intocáveis, tenho ídolos na vida.

Ídolos são pessoas a quem tributamos respeito e afeto. São pais, mães e tios (sobretudo os meus). São amigos e professores. Todos merecedores de altares e de orações. Pessoas que conheço não só pelo que fazem, mas pelo que são. Aplicam-se a todos os contextos, segmentos e definições. São eles eternos e incontestáveis.

10 comentários:

Thales Barreto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thales Barreto disse...

Interessante Luana... Acho que podemos e devemos ter ídolos, mas saber seus limites, seus erros e suas imperfeições. Isso é fundamental para não deixarmos cair no fanatismo. Afinal são pessoas, que apenas parecem superiores. hehehehe... Como sempre adorei seu texto, parabéns. Bj. ;)

Assim fica melhor... =D

Unknown disse...

Führer Hynkel?!?!

Tá... li um monte de nomes que nunca ouvi falar... mas mesmo assim, "captei vossa mensagem, ó sábia guru" (Bordão de Rolando lero, persobnagem do inesqueível ator que esqueci o nome agora). Rsrsrsr

Bjos!
É sempre bom ler seu blog.

Liza Mello disse...

"O que ria do ídolo Hitler, O Grande de um país. O aspirante a Alexandre." Gostei muito do texto, essa frase em especial.
Luana e seus post Desabafo.. hehe

Luana Duarte Fuentefria disse...

Sim, seu André. Führer Hynkel. Adenoid Hynkel. O Adolf Hitler versão Chaplin.

Luana Duarte Fuentefria disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luana Duarte Fuentefria disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Quando leio seus textos tenho saudades das minhas aulas de literatura. Eu acho que acrescentaria em seu perfil "aspirante a jornalista, a ser humano e futura escritora."

Bjocasss

Unknown disse...

Aprendemos a ter ídolos desde criança... viver sem eles já não é mais possível. Triste é quando vemos que a idolatria faz com que as pessoas fiquem cegas! E aí, fanáticas!

Mas ter ídolos, ahh, é bom!

Samir Oliveira disse...

Tu é minha ídolA :P
Só não dá pra levar em consideração os ídolos do SBT, ehehe

Adoro teus textos! bjs