sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Os Gigantes (à amiga Ana)

Por vezes, deparamo-nos com pessoas grandes (muito grandes!), as quais denomino gigantes. Todos conhecemos um, ou vários, mas alguns não os percebem. Porque, na verdade, eles são discretos e bondosos, embora lendariamente não o sejam. Quando os reconhecem, alguns temem sua grandeza, afinal, sentem-se pequeninos e insignificantes. Mas os gigantes sequer sabem que o são, e nós, meros mortais, sempre sabemos.

Esses dias, reconheci um (ou uma). Pois, às vezes, não os conhecemos, mas os descobrimos. O meu (A minhA) estava ao meu lado. Eles costumam esconder sua grandeza bem escondidinha, são humildes. Mas quando nós, os pequeninos, precisamos de um empurrãozinho horizontal, desvendamos seu segredo.

Os gigantes têm inteligência e coração proporcionais à grandeza. Os enormes problemas lhes parecem medíocres. As pessoas baixas lhes parecem ainda menores. De fato, sequer lhes percebem, pois sua superioridade os impede. Casualmente, tropeçam no caminho, pois não enxergam pedras por onde andam. Mas não caem. Continuam sua marcha.

Não sabia o que sentir diante de meu Golias quando o vi. Sabia-se frágil, e por isso se fazia forte. Admirei sua grandeza, e quedei-me sob a dúbia situação de me sentir a mais sortuda criatura, ou a mais ínfima. Decidi-me pela primeira, pois, olhando para cima, é mais fácil crescer.

4 comentários:

Thales Barreto disse...

O importante também é se permitir conhecer esses gigantes. Colecionar sua amizade é um presente fantástico. bjinhos. Depois que entendi ficou mais dificil de comentar... Isso que da ser baixinho. =D

Ana Paula Fontoura disse...

Estou realmente sem palavras....
Obrigada por ter entrado na minha vida!!!!
bjss
Ana

Samir Oliveira disse...

É, não seríamos nada sem esses gigantes. Mas, um dia, todos foram tão baixinhos quanto nós, neh..

Bjo

Unknown disse...

Todos os seus textos eu procuro ler com atenção. Gosto de todos, questiono alguns, exponho meu ponto de vista em outros, até mesmo para ver se a autora me esclarece ou se eu esclareço a autora... Sempre sinto orgulho. Orgulho de amigo, orgulho de fã, orgulho por fazer parte da minha vida...
A a este texto dediquei mais atenção. É um dos textos que sei que vão exigir mais de minha humilde compreensão. Um texto que, como outros, requerem mais de mim por terem sido escritos por um ("minha") gigante.