quarta-feira, 18 de julho de 2007

Do paradoxo estendido na areia

Alguns pensamentos realmente me perturbam quando a cabeça enfim encontra-se com o travesseiro. Como qualquer ser humano, mesmo o mais altruísta, problemas pessoais assolam meu cérebro. A imaginação viaja a mundos só meus. Mundos egoístas. Mas, por vezes (e queria que fossem mais vezes), uma pontinha de angústia me machuca o peito. Penso que deveria ponderar sobre problemas comuns, e não só meus. Mas logo a sensação de incapacidade é mais forte. Volto ao pensamento egoísta. Sinto-me culpada.

Dos pensamentos que queria mais incômodos, e que resultassem em alguma mudança nos meus atos, é a tamanha diferença entre as pessoas. Entre seres de uma mesma raça. Longe de mim querer que o mundo seja padronizado. Queria que os pensamentos fossem padronizados, distribuídos em igual conta. Que todos tivessem direito a pensamentos tão egoístas e frívolos como os meus.

Fico perplexa – decepcionada, diria – como pessoas podem se preocupar tanto com a potência de seus carros ou com a cor de seus cabelos, ao passo que a maior preocupação de outras é sobreviver. Julgamo-nos com direito de viver nossos pensamentos privados ao passo que outros vivem privados de bons pensamentos.

Umas vivem no carnaval; outras, na fome total. Diria Herbert e Gil. E as carnavalescas não sentem culpa. Mundo tão desigual.


Um desabafo.

7 comentários:

Carolina Tavaniello P. de Morais disse...

Sinta-te menos mal. Eu também sinto tudo isso.
Beijos

Thales Barreto disse...

Somos três. Parabéns Pelo texto. Perfeito. Abrção. Bjs.

Ananda Etges disse...

4!
Bjoo

Giane Laurentino disse...

5! mas acho que muitas vezes ficamos só no pensamento. Eu me cobro acho que faço pouco pelo mundo que está um caos ... Eu me recuso acreditar que o mundo não tem jeito, acho que ate por uma questão de sobrevivência!
BJUS

Samir Oliveira disse...

seguindo a contagem, 6!

Não passamos de um todo-egoísta pseudoindividualista em mundos individuais coletivizados! nossa, depois prometo q te explico o que eu quis dizer :P

beijão!

Unknown disse...

Ontem mesmo eu tava pensando nisso hehehe
Bem legal o blog!
Se não souber quem é, é o teu colega João Felipe ;D Quando puder, passa no blog http://arteefato.wordpress.com/ - eu, matheus e giana fizemos!
beijos

Unknown disse...

Às vezes penso assim também. E penso em como poderia ser diferente. Penso o que eu poderia fazer para mudar. Chego a me sentir inútil, além do egoísta mencionado. Gostaria de poder mudar. Não com o que tentamos fazer no dia-a-dia, mas com poderes. Sei que ninguém tem poderes sobrenaturais, mas acho que se tivéssemos o poder de conscientizar a todos, ou de dar coragem a todos, ou até mesmo dar vontade a todos, conseguirímamos mudar essa situação. Ou ainda ter o poder de retirar a amição e ganância de autoridades de todo o Brasil e do mundo, dando em troca compaixão e respeito, penso que a situação melhoraria para os "causadores" de nossa culpa, para nossa geração, e para as que estão por vir.